Quando já esgotaste todas as formas de reaproveitar os alimentos, podes enterrá-los na horta ou colocá-los num compostor doméstico, para fazer adubo que podes adicionar nas plantas, árvores ou horta.
Secar os caroços e fazer sacos de aquecimento para alívio muscular. Os pés de cereja servem para fazer um ótimo chá.
As cascas de limão e laranja servem para fazer chá, aromatizar compotas e sobremesas, fazer detergentes caseiros ou até velas aromáticas.
Estes alimentos devem ocupar cerca de 50% da nossa alimentação. A fama dos “maus hidratos” deve-se ao baixo valor nutricional e alto teor calórico de alimentos ricos em açúcares refinados, como produtos de pastelaria, sumos, bolachas, que estão essencialmente associados a prejuízos à saúde. Os hidratos de carbono que deves privilegiar são os naturalmente presentes em alimentos como as leguminosas, os cereais integrais e a fruta, de alta densidade nutricional e protetores da saúde.
Prepara uma salada, empadão ou recheia um wrap ou crepe, acompanhado de legumes ou salada.
Torradas, tostas, açorda, migas ou uma bruschetta com tomate e queijo, cai sempre bem!
São excelentes para adubar plantas, fazer esfoliante para cara e corpo.
Não as deites fora! Descasca e seca-as. São ótimas para um snack saudável, pois são ricas em proteína, boas gorduras, e vitaminas.
Simples. Na mesma refeição adiciona um alimento rico em vitamina C às tuas leguminosas, para otimizares a absorção de ferro. Se juntares ainda um cereal como arroz ou massa na mesma refeição, complementas o perfil de aminoácidos e crias um proteína completa.
Faz um puré, migas, sopa, corta aos cubinhos, tempera com ervas e alho e salteia na frigideira ou aproveita ainda as cascas temperadas com azeite e sal e leva ao forno até ficarem chips.
Quando a fruta já está muito madura, podes aproveitar para fazer sumos, batidos, doces ou compotas, gelado, bolos e bolachas.
Faz uma sopa, esparregado, batido ou legumes salteados. As cascas e talos também podem ser incluídos nestas receitas ou conservados e aproveitados para um caldo de legumes caseiro ou pickles.
O arroz é facilmente aquecido no micro-ondas, frigideira ou forno, no dia seguinte, mas sabias que podes aproveita-lo para uma base de pizza? Num misturador, junta o arroz (mais ou menos para 4 pessoas) um ou dois ovos e um pouco de água, até obteres uma massa parecida à de um bolo. Borrifa-a com um pouco de azeite e leva ao forno até dourar. No cimo da pizza adiciona os teus ingredientes preferidos.
Cria uma horta na varanda, terraço ou quintal ou participa nas tarefas rurais de família ou amigos. Os alimentos sabem sempre melhor quando são cultivados por nós!
Depois de fervidas, a água arrefecida serve para regar as plantas, como adubo. Também as podes cortar com uma tesoura e espalhar nos vasos, quando colocares novas plantas, para fertilizar a terra.
O chocolate é um dos prazeres da vida. Porém, é muito calórico, rico em açúcares e gordura saturada. Se escolheres chocolate com uma maior percentagem de cacau podes aproveitar os seus flavonóides, algumas vitaminas e minerais com capacidade antioxidante. Quando comido com moderação, pode perfeitamente ser incluído numa rotina de alimentação saudável!
Serve para fazer sopas, arroz e estufados. Com a água da cozedura do grão, que é um pouco gelatinosa, podes fazer “claras em castelo vegan”.