Investigador
de Rótulos

Sabias que o rótulo é o “cartão de cidadão” dos alimentos?
É muito importante saberes ler rótulos para escolheres melhor os alimentos que comes.

https://nhamnham.pt/wp-content/uploads/2024/02/rotulos-640x645.png

Como distinguir as datas de validade?

Consumir até:

Indica o dia e o mês de validade. Aplica-se a alimentos que se estragam com maior facilidade (carne, peixe, laticínios, etc.). Indica a data até quando é seguro ingerir o alimento.

Consumir de preferência antes de:

Indica o dia e o mês de validade. Aplica-se a alimentos que duram até 3 meses e que podem ser consumidos após a data, podendo apenas ter perdido algumas características como a textura (manteiga, pão de forma, etc.)

Consumir de preferência antes do fim de:

Indica o mês e o ano de validade. Aplica-se a alimentos que duram entre 3 e 18 meses (cereais de pequeno-almoço, arroz, massa) e funciona como a anterior. Pode indicar apenas o ano de validade em alimentos que duram mais de 18 meses (conservas, mel, compotas).

Devemos sempre usar os nossos sentidos (visão, olfato e paladar) para verificar se o alimento está em condições de ser consumido após a data indicada.
https://nhamnham.pt/wp-content/uploads/2024/02/lupa-e1709217555904.webp
https://nhamnham.pt/wp-content/uploads/2024/02/lupa-e1709217555904.webp

Como interpretar a lista de ingredientes?

A lista de ingredientes mostra-nos todos os ingredientes que o alimento tem, por ordem decrescente de quantidade. O primeiro ingrediente é aquele que o alimento tem em maior quantidade e o último é o que existe em menor quantidade.

Alergénios:

Se tens alguma alergia alimentar diagnosticada, podes encontrar facilmente esses alergénios com uma letra diferente na lista de ingredientes (MAIÚSCULA, sublinhado ou negrito).

Aditivos:

Muitas vezes existem ingredientes que não conhecemos, como o caso dos aditivos (ex.: emulsionante E322). Um alimento com muitos aditivos é, em princípio, muito processado e não deve ser consumido frequentemente.

Top 3:

Os 3 primeiros ingredientes não devem ser açúcar, gordura ou sal, porque estariam em grande quantidade no alimento. Atenta a diferentes nomes para açúcar (xarope, maltodextrina, mel, melaço, frutose e outros acabados em -ose, xilitol e outros acabados em -itol), gordura (óleo) e sal (sódio).

O que é a Declaração Nutricional?

A declaração nutricional mostra informações sobre a energia e os nutrientes dos alimentos e é calculada por 100g/ml de alimento.

O valor energético ou energia ou calorias
Os lípidos ou gorduras, e as gorduras saturadas (pouco saudáveis)
Os hidratos de carbono e os açúcares
A fibra
As proteínas
O sal

Se pegares numa tabela nutricional e comparares os seus valores com o Descodificador de Rótulos vais ficar surpreendido e descobrir que alimentos são mais ou menos saudáveis.

https://nhamnham.pt/wp-content/uploads/2024/02/nham_logo-completo_branco.png

    © NhamNham 2024
    Todos os direitos reservados.

    By zerograus.pt

    CONTACTOS

    RUDE - Associação de Desenvolvimento Rural
    Centro de Inovação Rural, Quinta do Pedregal, 6200-803 Covilhã
    +351 275 313 016
    geral@nhamnham.pt
    bt_bb_section_top_section_coverage_image